Sunday, May 22, 2016

Port Forwarding no router da MEO – Thomson TG787

Nos últimos tempos temos trazido até vocês um conjunto de artigos com o objectivo de tirar o melhor partido do router Thomson TG787, normalmente distribuído com o serviço MEO.
Hoje, a pedido de alguns leitores, vou ensinar como configurar Port Forwarding de forma a que os serviços instalados numa máquina local estejam acessíveis a partir do exterior (ex. servidor Web, FTP, SSH, etc).
meo_05
PORT FORWARDING… O QUE É?
Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao nosso serviço MEO temos um um IP público disponível , então só temos  que redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.
meo_06
Para a explicação de como configurar Port Forwarding num router da Meo, vamos considerar que o PC Pedro possui um servidor Web (a funcionar na porta 80) e que os utilizadores externos à rede pretendem aceder ao mesmo.
Nesse sentido vamos redireccionar que todos os pedidos que chegam ao router MEO para a porta 80, de forma a serem encaminhados para o PC Pedro que possui um apache a correr.
Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do nosso router da MEO através do url: http://192.168.1.254 e usamos as seguintes credenciais:
Utilizador: Administrator
Password: 3!play
Em seguida vamos ao menu Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemosAtribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local
Nota: Nesta página temos a possibilidade de usar um “perfil/serviço” já definido ou então Configurar novo jogo ou aplicação. Para este exemplo vamos considerar a primeira opção.meo_00Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher HTTP Server (World Wide Web) e no Dispositivodevem indicar qual o máquina local que tem esse serviço a correr. Para finalizar carreguem em Adicionar.
meo_02Depois de realizada a configuração anterior, deverá aparecer a referência da mesma conforma mostra a figura seguinte:
meo_04
Feito isto, só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) associado ao vosso router Meo. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar por exemplo a página: http://www.ip-adress.com/
ip_00
Para testarem basta introduzirem no vosso browser o endereço que foi fornecido pela página anterior e verificar se os pedidos estão a chegar a vossa máquina local ou seja, se conseguem ver por exemplo a página Web que está na máquina 192.168.1.3.
Com este tipo de serviço podem por exemplo fazer Remote Desktop a vossa máquina bastando para isso redireccionar os pedidos à porta 3389, ou VNC, SSH, Telnet, etc etc. Só têm de saber em que porta está a correr um determinado serviço e reencaminhar os pedidos para a máquina/porto que pretendam.
Espero que este tutorial seja útil.

Tuesday, May 03, 2016

What is the 'whoopsie' process and how can I remove it?

How do I disable it on a server or via the command-line?
  • Just change the report_crashes parameter to false in the /etc/default/whoopsie file.
  • Then bid farewell to whoopsie with sudo service whoopsie stop.


     
http://askubuntu.com/questions/135540/what-is-the-whoopsie-process-and-how-can-i-remove-it

https://wiki.ubuntu.com/Tracker

Comments and Discussion

How to disable tracker globally :
  1. Disabling tracker for globally (for all users)
    1. Edit /etc/xdg/autostart/trackerd.desktop file with root priviledges (sudo vim, gksudo gedit ...)
    2. Add "Hidden=true" to the end of the file
    3. Do the same for /etc/xdg/autostart/tracker-applet.desktop if you want
  2. Disabling tracker for your user only
    1. Enter the directory "~/.config/autostart", create it if it does not exist
    2. Create a file named trackerd.desktop
    3. Paste the following into the file, save and exit
      [Desktop Entry]
      Encoding=UTF-8
      Name=Tracker
      Hidden=true
- Gokdeniz Karadag

Git get all remote branches

git branch -r \ | grep -v '\->' \ | sed "s,\x1B\[[0-9;]*[a-zA-Z],,g" \ | while read remote; do \ git branc...